BANDA DESENHADA, HISTÓRIAS E ILUSTRAÇÃO / BANDE DESSINÉE, HISTOIRES ET ILLUSTRATION / COMICS, STORIES AND ILLUSTRATIONS

sexta-feira, 23 de março de 2012

365 dias + 1


TRADUÇÃO:
Que a luz de Amon seja sobre todos vós, neste dia em que se celebra um ano na construção desta pirâmide em forma de coluna cuja virtualidade é apenas aparente!
Pois também o Nilo, no seu percurso linear, se espraia pelas margens num fluxo virtuoso que traz a vida a todos os seres, do omnipresente e vigoroso crocodilo ao humilde agricultor, passando pelo minúsculo e magnífico Kepher, o escaravelho alado que interliga os mundos, as direções e os movimentos. Neste mundo singelo subtraído ao Caos primordial por Aton-Ra, a luta incessantemente renovada entre o Sol e a serpente deve inspirar a persistência criadora que a cada dia combate o desânimo, o desgaste e o conformismo.
Pois criar é da natureza do homem e da mulher, desde que a deusa Maat fecundou de espírito o mundo tenebroso da matéria. E assim o ser se eleva, por vezes em aparentes insignificâncias, noutras em rasgos de brilhantismo, por vezes ainda em etapas iniciáticas que trazem à memória os ritos de passagem do Ka de uma margem à outra do rio, do nascente da vida ao poente da morte.
Este fluxo é como um rio.
Que o grande Osíris-Horus guie a vossa transformação profunda, acompanhando a busca da felicidade pela terna mão de Ísis.

E, quando a luz de Amon faltar ou não for suficiente, deixai-vos guiar pela Tocha dos Mistérios de Hermes Trismegisto:
“Escutai em vós mesmos e olhai no infinito do espaço e do tempo”.

Tutankhamon Hekaiunushema, “Imagem Viva de Amon” (Faraó Presidente deste Blogue).

Fotografia de Lelé Batita [digitalmente editada]

Há 365 dias + 1 (porque este é um ano bissexto) nasceu este blogue, por iniciativa de Lelé Batita de Pérola de Cultura. O pretexto foi a divulgação do meu trabalho gráfico, mormente a publicação do álbum “PORTUGAL”, originalmente pelas Éditions Casterman, em Portugal pelas Edições ASA.

"Portugal", Éditions Casterman, (c) 2010 J. Martin/L. Diferr

Esse meu trabalho gráfico tem consistido essencialmente no que mais me interessa: a banda desenhada. Mas a desilusão crescente com essa atividade e com o mundo editorial, por vezes a (aparente?) falta de sentido do grande esforço nela investido, levou a que o pretexto se alargasse, se diversificasse, no exercício de uma criatividade liberta das amarras tradicionais da BD. E assim, o blogue tem servido de plataforma de divulgação/experimentação, não tanto para cultivo do ego mas sobretudo em busca de novas soluções que ganhem consistência com o tempo. E porquê publicá-las? Porque, a partir do momento em que o trabalho de um artista é publicado, este de certo modo liberta-se dele; justamente, o trabalho torna-se público – o que é, afinal, o objetivo de toda a arte: comunicar com o mundo. Tenho esperança também que tudo isto interesse e divirta quem por aqui se acostume a passar.

E, dito isto, com a devida vénia, deixo a palavra ao mui honorável vice-presidente executivo desta singular Corporação.

Luís Filipe Diferr (artista)



Agradecemos a todos os 37 240 internautas que acederam a este blogue, alguns em busca dos desenhos de Luís Diferr, que se fazem cada vez mais raros, outros em busca de lirismo e fantasia e muitos (oh, my God!) em busca de mulheres nuas!
(Não posso dizer que não os compreendo, agora que estou equipado com óculos novos!...)

A propósito, a exibição escandalosa da nudez da pin-up Lady Blitz é iniciativa de Amedeo Modigliani, o nosso recentemente nomeado diretor artístico. Ele convenceu-nos de que este seria um modo interessante e coerente de comemorar o aniversário do blogue. Mariana Alcoforado não viu obstáculo porque, no fundo, considerou a imagem como bastante púdica e até o nosso supremo Diretor esteve de acordo, enquanto, na penitenciária, o nosso redator-chefe suspenso exultou de gozo. “ Vous ne connaissez pas encore l’histoire de cette femme ! ” - afirmou ele, a rilhar os dentes.

Aproveito a ocasião para anunciar que, como devem ter reparado abaixo, o meu distinto colega Ivan Petrovich Pavlov passou a integrar o nosso comité científico.

Farewell, use your liberty for the good!

Benjamin Franklin (Executive vice president) 

14 comentários:

  1. Parabéns e força aí. Paulo Prudêncio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Paulo, continuaremos com Prudência, agora que o Marquês de Sade foi posto em quarentena...

      Eliminar
  2. Parabéns Luís Diferr pelo primeiro aniversário do seu blogue bem como a toda a gloriosa, sapiente, fisiológica e até alquímica equipa que com sensibilidade e sabedoria conseguiu recrutar no Olimpo grego e nas divindades egípcias. Sem a força criadora deles este ano do blogue teria tido apenas e só 365 dias. Verdade é que a eles se juntaram também seres terrenos como Benjamin Franklin ou Modigliani, que certamente contribuíram o primeiro com revolução, no bom sentido da palavra e algum iluminismo, e o segundo com ideias de máscaras para a nossa triste realidade atual. De mulheres nuas não falo, porque não saberia de todo o que dizer.
    Termino dizendo que sou fã incondicional de prosa poética, ou lírica como preferir.
    Faço votos que Amon-Ra continue a dar a sua proteção para a evolução do Blogue e que contribua para a libertação da energia do seu criador. Que Hermes/Thoth seja pródigo em encher o Blogue de magia e bela escrita.
    Bj.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os membros desta "alquímica equipa" sentem-se inchados com tamanhos elogios, que sabem ser sinceros. Sob a tutela do jovem Tutankhamon, inclinam-se em agradecimento e saudação. Obrigado Tita Fan.

      Eliminar
  3. Venerando TUTANDIFERR
    Foi com júbilo que li os papiros por si ditados aos escribas que gastaram as pontas das canas de tanto escreverem. Constou-me que ficaram todos hieróglificados, completamente baralhados com o novo acordo ortográfico egípcio que o meu amigo lhes facultou e ao qual todos aderiram voluntariamente para salvarem as cabeças de ficarem independentes dos vetustos corpos.
    Agora que chegámos ao 366º nascer do Sol sobre o primeiro passo dado na árdua tarefa de bloguear com tanta mestria e saber, rendamo-nos ao grande Faraó Tutandiferr.
    Que muitas luas vejam as suas criações despidas de nuvens, já que o Sol queima.
    Que se mantenha a sua sinfonia em Rá e que do Olimpo desçam os deuses para se juntarem no concílio dos ditos no blogue terrestre mais imaginativo.
    Parabéns pelas lentes novas. Mas cuidado, que ver de mais é perigoso e a verdade é nua e crua; nunca a cozinhe!

    Grande ABRAÇO
    José Ruy

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Venerandíssimo Tutanruy, que hei-de dizer perante tão genuína manifestação de amizade e apreço. No mínimo isto: não sou seguramente eu que mereço homenagem, mas sim o meu gentil interlocutor; um artista talentoso e incansável, um homem que, como eu já disse publicamente, tem sido um privilégio conhecer. Que muitas luas iluminem a sua vida e a do seu “Ka” complementar!
      E é verdade que a verdade – seja em que âmbito for – nunca deve ser cozinhada.

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Obrigado, Anabela, nova recruta a bordo. Venham mais cinco, de uma assentada que eu pago já...
      Onde é que já ouvi isto?!

      Eliminar
  5. Efetivamente, "criar é da natureza do homem e da mulher"...
    Pois aqui me tens e terás, sempre inspiradora, já que a Godess Charlize, essa pobre mortal terrena, de pouco te serve, e, ainda por cima, tens de pagar para vê-la.
    A Deusa Maat
    (Secretária-adjunta do Grande-Faraó Tutankhamon Hekaiunushema)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dear Deusa Maat, Godess Charlize não é uma "pobre" mortal!...
      E aqui ninguém paga para a ver!
      No resto, é tudo fantasia de um lírico...

      Eliminar
  6. Verifico com agrado que no tempo dos faraós já se escrevia segundo o Novo Acordo Ortográfico.
    O que diria disto o Vasco Graça-Moura?
    No mínimo, despedia o tradutor e mandava lançá-lo aos crocodilos do Nilo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Coloquemos a questão em perspectiva.
      Sim, é verdade, no Império Novo do Antigo Egipto escrevia-se segundo o novo acordo ortográfico – que, no caso dos hieróglifos, não era fácil de entender. Mas o óptimo Director deste órgão de comunicação, resplandecente emanação da divindade, é um legalista intransigente e cedo instruiu o corpo redactorial no sentido de reflectir as directrizes emanadas dos sábios escribas do reino. O tradutor – que não se incomoda realmente com isso – limitou-se a obtemperar e a escrever “Tutankhamon” de um modo respeitoso.
      Quanto ao douto escriba Graça Moura, a sua notória arrogância valeu-lhe que fosse lançado aos crocodilos. Mas estes fugiram quando ele, na sua voz profunda e veneranda, os invectivou com epítetos humilhantes.

      Eliminar
  7. Parabéns Luís Diferr! Continuação de grandes trabalhos! ... um dia ainda irei ter um livro se autografado!... assim espero...

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Pois, já venho muito atrasado, mas ainda assim não quis perder a oportunidade de te dar um abraço virtual de parabéns. Desejo-te também uma longa vida com Amon, Rá ou quem tu quiseres. E adorei a criatividade que libertaste, numa forma muito original de comemorar o aniversário de algo que, como tu próprio dizes, não traduz mais do que as fantasias de um lírico. Por isso, daqui para a frente, toca a escavar ainda mais fundo, eh! eh! eh!

    ResponderEliminar