BANDA DESENHADA, HISTÓRIAS E ILUSTRAÇÃO / BANDE DESSINÉE, HISTOIRES ET ILLUSTRATION / COMICS, STORIES AND ILLUSTRATIONS

quinta-feira, 17 de abril de 2014

A incrível cena do rio

River Scene from "Tarzan and his mate" (1934)
[Digitally edited]

Na troca de e-mails com o meu irmão que ontem fez anos, respondi-lhe que, de facto, é extraordinário encontrar num filme "familiar" imagens de uma mulher nua a nadar!


Repare-se que o filme foi lançado no dia 16 de abril de 1934 (fez ontem 70 anos!); ora, justamente, "foi preciso que a Legião Católica da Decência ameaçasse com um boicote nacional em 1934 para que os magnatas [da indústria cinematográfica] aceitassem o sistema de auto-regulação voluntária conhecido como o Código de Produção, que estipulavam que os guiões e as edições finais dos filmes tinham que ser aprovadas pelo gabinete de Hayes* para gararntir o seu lançamento." 

Em "100 ideias que mudaram o cinema", de David Parkinson, © 2012 Lawrence King Publishing, Ideia nº 48: "A Censura"


”Mas uma série de escândalos que manchou a reputação da comunidade cinematográfica no início da década de 1920 convenceu os estúdios a demonstrarem a sua contrição adotando a lista de «Não Fazer e Ter Cuidado» redigida por Will H. Hayes na Associação de Produtores e Distribuidores de Cinema (USA) (Idem, também na Ideia nº 48).

Ou ainda: “The Motion Picture Production Code was the set of industry moral censorship guidelines that governed the production of most United States motion pictures released by major studios from 1930 to 1968. It is also popularly known as the Hays Code, after Hollywood's chief censor of the time, Will H. Hays.”
  In Wikipedia


River Scene from "Tarzan and his mate" (1934)
[Digitally edited]

Sem comentários:

Enviar um comentário